sexta-feira, 9 de outubro de 2009

PENA A NOSSA FAMÍLIA

Não, não é mais um reparo à preguiça do meu irmão para escrever aqui; é mesmo o nome de uma candidatura independente à minha futura ex-freguesia, a Pena. Freguesia animada, cujo ex-presidente da junta foi morto à martelada por um jardineiro tresloucado. Por momentos pensei que também fosse a única freguesia de Lisboa com um movimento de gente que, como eu, está farta de ouvir falar em "famílias" em vez de "pessoas", chamando a atenção para o facto de nem todas as famílias serem particularmente recomendáveis e dignas de promoção. Mas não, é mesmo mais um uso imbecil do conceito, com um esclarecedor pequeno mal-entendido no campo da pontuação.
Apesar das suas gentes mais ou menos estranhas e mais ou menos gramaticais, a Pena é um sítio simpático. Com vários problemas, claro. Destaco o que mais me deu cabo da cabeça nos últimos anos: o trânsito. Fala-se à boca cheia de estancar o fluxo de carros rumo ao centro das cidades, mas esquece-se, muitas vezes, que quem lá mora também tem direito a ter carro. O que não significa que queira deslocar-se nele constantemente, mas quando se vive numa rua em que o passeio chega a ter menos de 20 cm de largura e o trânsito é constante, a perspectiva de ter de escolher entre segurar uma filha pelos cabelos ou andar no meio da rua, ou de termos de nos encostar à parede, com o credo (e outras palavras menos pias) na boca quando camiões de mudanças nos fazem festas aceleradas, faz com que mesmo a mais ferrenha adepta dos transportes públicos passe a ter um único objectivo na vida a partir das 6 da tarde: estacionar o mais perto possível de casa. Às vezes, com sorte, mesmo pertinho — desde que a viatura esteja de novo em circulação às 8 da manhã do dia seguinte, senão há multa por estacionamento indevido (à porta de casa, repito), num círculo vicioso que muitas vezes me obrigou a andar de carro… por viver no centro da cidade.
Para cúmulo, nos últimos tempos, pedaços da rua foram sendo privatizados em acessos a garagens particulares, ou privilegiando o estacionamento de quem trabalha por ali em detrimento dos moradores. Para mim, a única solução seria pura e simplesmente cortar o trânsito na Rua de Santo António dos Capuchos, tornando-a a igualmente segura para toda a gente. 
Mas estou de saída. Vou ter saudades dos jardins e da luz do fim de tarde sobre os telhados. Desejo aos meus futuros ex-vizinhos um futuro com menos carros e mais vírgulas. 
Que votem por isso…

Ps: Por mim, vou votar no BE e espero que o António Costa ganhe as eleições.

6 comentários:

  1. "Por mim, vou votar no BE e espero que o António Costa ganhe as eleições."

    Mas que coisa!
    Votam num partido e desejam a vitória do candidato de outro?
    A ser assim, por que não vota antes em António Costa?
    Por que razão espera que sejam os outros a dar a vitória ao seu candidato preferido?

    Eu votarei no candidato - não importa a cor - que desejo que ganhe. Será isto normal?
    Já começo a duvidar, acreditem...

    ResponderEliminar
  2. é muito simples: não havendo a mínima hipótese de que o meu candidato "preferido" ganhe as eleições, voto nele à mesma porque acho que pode contribuir para um executivo camarário melhor. Sabendo que o resultado nunca será o que "desejo", e perante a perspectiva de ter santana lopes e a direita à frente da CML, resta-me esperar que seja aquele que é claramente o menor de dois males - a vitória do antónio costa, com todas as críticas que me merece.
    Sou do Benfica, mas espero que o Barcelona ganhe a liga dos campeões.

    ResponderEliminar
  3. Eu cá prefiro que seja um partido de direita a tomar decisões de direita em vez de ser um partido, dito de esquerda, a fazer algo que nem a própria direita teve coragem de fazer. Sim, que eu não consigo dissociar as eleições autárquicas das eleições legislativas.
    Mas isto penso eu, com certeza.
    Quanto à liga dos campeões (já cá faltava o futebol...), desejo que TODOS a ganhem, menos o benfica.

    ResponderEliminar
  4. Como é óbvio!
    Olha, eu estive à espera das sondagens, mas como parece relativamente seguro que o AC ganha, também voto no BE. Natasha à vereação! ;)

    ResponderEliminar
  5. PENA A NOSSA FAMÍLIA é um texto bem escrito, o que não é muito frequente na blogosfera.
    Encerrar a Rua de Santo António dos Capuchos poderá ter como resultado aumentar a carga das outras ruas que permitem o acesso ao eixo central que é a Av da Liberdade. Pelo que resta a solução mais que necessária: a proibição de estacionamento nessa rua.Espero que a Assembleia da Freguesia da Pena tenha coragem para isso
    Quanto à votação, bem, eu votei na Helena Roseta, Foi através da Lista do PS/António Costa? Paciência. Segui a sugestão do saudoso Cunhal: Tapei o símbolo e pus a cruzinha no lugar devido. Santana em Lisboa nunca mais!

    ResponderEliminar
  6. ...e pronto!
    O candidato favorito lá ganhou e o BE ficou sem vereador.
    Não se pode ter tudo, infelizmente.
    E também não se pode votar em mais do que um candidato, infelizmente.
    Mas o Santana perdeu,ora bem!
    Afinal de contas, nem tudo foi mau, felizmente...

    ResponderEliminar