terça-feira, 27 de outubro de 2009

MOMENTO TVI

A é analfabeta. Vive com B, que não é. B foi condenado a 9 anos de prisão, por abuso sexual de menores e duas violações. Uma delas há 4 anos, da própria filha, que engravidou. A segunda violação terá sido anterior, da filha mais velha de A, mas A não tem a certeza — na altura, não acreditou na filha quando ela denunciou o padrasto. Acabou numa instituição e desde que atingiu a maioridade que A não sabe do seu paradeiro. A única filha comum a A e B, C, que vivia com eles, e não terá sido vítima de qualquer abuso, está também num colégio, na sequência deste processo mais recente. O bebé, que nasceu com más-formações congénitas, acabou por ser colocado numa instituição para ser adoptado, quando já tinha mais de um ano. A e C, que entretanto estabeleceram laços afectivos com ele, não lhe têm acesso. A sabe que jamais o poderá adoptar, e C é menor, pelo que o mais provável é que esta criança, doente, esteja condenada a passar a vida inteira em instituições.
A é analfabeta, e tudo o que sabe do processo é-lhe dito pelo marido. Embora já exista uma sentença, o processo não está concluído, e a medida de coacção em vigor é a prisão domiciliar (que B não cumpre nem ninguém fiscaliza). Na casa de A, portanto.
Nunca ninguém perguntou a A se queria viver com a pessoa que lhe terá violado a filha mais velha e engravidou, comprovadamente, a enteada. Está privada do contacto com a filha mais nova por efeito colateral dos crimes do marido. A única vez que se queixou a queixa foi transcrita pelos serviços do tribunal e chegou às mãos de B.
Ora, é óbvio que A se pela de medo de B. Vive entre a impotência e o medo. Apanha cartas aqui e ali e pede que lhas leiam, tenta arranjar encontros com assistentes sociais à socapa, mas recusa-se a fazer uma denúncia. Duvido que tenha sequer consciência de que também é vítima neste processo. Tal como todas as outras, só quer seguir em frente e recuperar a custódia dos filhos. Por isso, vive com uma pessoa a quem só deseja a morte ou a prisão, à espera que alguém lhe leia o que lhe vai acontecer.
Quantas A há por aí? Mulheres que, culturalmente, são as últimas a acreditar na bestialidade dos próprios companheiros, e que quando, finalmente, abrem os olhos, se sentem completamente impotentes para defender quem quer que seja, incluindo a si próprias?
E quantos violadores há por aí, confortavelmente a agredir o quotidiano de mulheres como A, nem que seja pelo simples motivo de não estarem onde deviam estar — na prisão? 

Sem comentários:

Enviar um comentário