É a conclusão de um estudo da investigadora Maria José Araújo, que lança hoje o livro Crianças Ocupadas. Como algumas opções erradas estão a prejudicar os nossos filhos.
Segundo a autora, as crianças entre os 6 e os 12 anos dedicam ao trabalho escolar cerca de 40-45 horas semanais, deixando de ter tempo para uma necessidade básica da infância: brincar.
Este é um tema que me é muito caro. Estou com muita curiosidade em ler o livro. Aqui está, preto no branco, aquilo que há muito quem trabalha no 1º CEB sabe: O Programa das AEC coloca áreas curriculares e actividades de enriquecimento curricular no lugar da ocupação de tempos livres; muitas vezes armazena crianças nos mesmos espaços onde decorre a actividade lectiva; aumenta efectivamente a carga lectiva dos alunos, não deixando espaço nem tempo para brincarem e conviverem com as famílias, flexibilizando horários, causando prejuízos nas actividades curriculares. Resumindo: este modelo de AEC não serve. Nao serve as crianças, não serve as famílias e prejudica na escola.
Este é um tema que me é muito caro. Estou com muita curiosidade em ler o livro. Aqui está, preto no branco, aquilo que há muito quem trabalha no 1º CEB sabe:
ResponderEliminarO Programa das AEC coloca áreas curriculares e actividades de enriquecimento curricular no lugar da ocupação de tempos livres; muitas vezes armazena crianças nos mesmos espaços onde decorre a actividade lectiva;
aumenta efectivamente a carga lectiva dos alunos, não deixando espaço nem tempo para brincarem e conviverem com as famílias, flexibilizando horários, causando prejuízos nas actividades curriculares.
Resumindo: este modelo de AEC não serve. Nao serve as crianças, não serve as famílias e prejudica na escola.
Manuel Micaelo