quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

VAMOS LÁ A ALGUMAS COISAS IMPORTANTES

O texto de Francisco Lopes Viegas que ontem tentei comentar (apenas conhecia a parte transcrita pelo jornal Público. Aproveito para lhe agradecer o seu comentário) merece que tentemos definir "coisas" importantes para a melhoria do nosso ensino e da nossa escola. Aqui fica o desafio a quem quiser usar este espaço para dinamizar esses debates. Por mim, vou inicia a discussão com uma questão em que, penso, todos estaremos de acordo, mas sobre a qual nada praticamente se tem agido. Todos o dizem: temos uma fraca formação inicial dos nossos professores — falha que nem a melhor formação contínua consegue colmatar. É por aí que devemos começar se não nos ativermos apenas ao imediato e, pelo contrário,  aceitarmos trabalhar em profundidade Não sendo eu perito na matéria — longe disso — não me atrevo a propor soluções. Mas basta olhar para o que se passa para perceber que algo tem de mudar. Por outro lado — e não é por saudosismo —, o modelo de estágio que eu vivi, que me obrigava a ser professor de facto de umas turmas e a ser acompanhado por um docente mais experiente, a cujas aulas eu assistia — e ele às minhas, claro — parece-me muito mais interessante do que o simulacro que agora se faz (infelizmente, por entender que ainda não são professores, o Governo de Sócrates decidiu não pagar nada aos "estagiários" do "integrado"). Por mim, estes seriam os primeiros passos de uma reforma séria da nossa escola. Haja para tal vontade e coragem política.

Sem comentários:

Enviar um comentário