quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

REDUZIR O NÚMERO DE DISCIPLINAS NO 3.º CICLO É UMA MEDIDA CORRECTA

A intenção anunciada pela ministra da Educação de reduzir o número de disciplinas no 3º ciclo do ensino básico merece aplausos e apoio.
Penso porém que é necessário evitar alguns erros, nomeadamente:
- não destruir a formação nas áreas da educação estética, desportiva e técnica em detrimento de um excessivo peso das disciplinas consideradas mais nobres: Português, Matemática e Inglês. É possível conciliar estes dois campos recorrendo a um variado conjunto de actividades, não necessariamente no modelo clássico da "aula " de 45 ou 90 minutos. Aqui, vale a pena correr o risco de alargar a autonomia das escolas/agrupamentos.
- atender e respeitar os direitos e as expectativas profissionais dos docentes que venham a ver as suas disciplinas extinta, reduzidas ou "transformadas".
- não esquecer nunca que o sucesso dos alunos deve ser o centro da organização da escola, sobrepondo-se aos interesses organizativos e administrativos.
Um singelo conselho: incluam-se nas equipas que estão a estudar estas alterações professores de facto em exercício nas escolas onde se lecciona o 3.º ciclo. A sua experiência é imprescindível.
E uma última nota: para que estas mudanças se façam com sucesso há que voltar a ganhar os professores para a causa da educação pública. Háque romper  decididamente com a lamentável herança dos Valter Lemos e das Lurdes Rodrigues. Há que encontrar rapidamente soluções adequadas e aceitáveis pelos docentes no que respeita ao Estatuto de Carreira Docente, à avaliação de desempenho e aos horários.
Espero que tenhamos condições e coragem para avançar. Porque a intenção é absolutamente correcta.

Sem comentários:

Enviar um comentário