quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

ACERCA DA PROPOSTA DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

por Anabela Delgado


O Ministério da Educação entregou-nos uma proposta de princípios sobre a avaliação de desempenho.
O que nós podemos dizer é que há um esforço do ME para de algum modo cortar com o que foi o passado, em termos de avaliação de desempenho.
Entretanto, continuam a manter-se as dificuldades relativas aos constrangimentos administrativos. Continua a pairar, na proposta, a questão das quotas. E deixámos claro que isso impede de avançar mais.
De qualquer forma, o Ministério da Educação informou que está aberto à negociação. Haverá assim novos momentos de negociação. Vamos ver se conseguimos chegar a bom porto.


(via SPGL)

1 comentário:

  1. A unica e verdadeira razão da contestação que a classe docente desenvolveu ao longo dos ultimos tempos, prende-se com uma falha imperdoavel , de profissionais , supostamente letrados mas incultos ( na sua maioria) ao não terem percebido a realidade factual.
    Estão preocupados com carreiras e regalias e, a qualidade da docencia, o resultado da mesma, isso não interessa. Sugiro a todos os estimados professores e professoras que tentem perceber a realidade e , tentem ver para além do hoje. A verdadeira crise que vivemos é a demográfica, logo, a prazo não lugar para tanta gente na docencia . Outra garnde questão é a da inconformidade entre as expectativas dos alunos e a capacidade de resposta dos docentes. Estes, agarrados ao estatuto e ao fazer sem consequencia, ainda não perceberam que a questão de funfo é a sua falta de preparação para enfrentar os novos tempos. Não têm culp ade facto! O facilitismo de que acusam os governantes é o mesmo que facilitou o seu acesso a uma carreira de previlegios, que vive desfocada da realidade. Espanta-me ouvir, ler e... que muitos docentes reformaram-se por não aguentarem a pressão! Desistiram! Que belo exemplo para os alunos que tão facilmente desitem das suas obrigações escolares. E porquê ? Porque a motivação que lhes é transmitida na escola é , .... rasca.
    Não saõ os ministros (as) que ensinam, são os senhores professores. Nas empresas há consequencia para os maus resultados. Nas escolas, tudo na mesma como dantes.
    Belo Portugal de incompetentes !

    ResponderEliminar