quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

BOM SENSO E SENTIDO “DE ESTADO”

Quer os professores em geral quer os directores de escolas/agrupamentos levam “as mãos à cabeça” quando confrontados com a hipótese de terem de distinguir os docentes, na avaliação formal, por décimas: 7,9 ou 7,7 ou 7,7 … Tarefa impossível! Enquanto a divisão for inevitável, haja o mínimo de bom senso e de respeito pela vida nas escolas. Tem sido bem aceite a ideia de, relativamente aos docentes que vierem a ser classificados com BOM, nos escalões onde se mantiver a contingentação, a seriação seja feita pela sua graduação profissional – um critério claro e geral. Façamos sentir esta posição junto do Ministério da Educação!
A propósito: a trapalhada relativa à fraude que foi a avaliação no “ciclo avaliativo” que terminou é inenarrável. Entre notas arredondadas e não arredondadas, entre classificações feita à mão ou através da plataforma, entre escolas que usaram os mais díspares critérios, a confusão é total. Um mínimo de justiça implicaria que se ignorassem as classificações atribuídas e que, para efeitos burocráticos fosse acordado que todos os professores e educadores tiveram BOM. O caos ameaça!

1 comentário:

  1. Ora aí está uma maneira de, enquanto houver essa coisa da contingentação, resolver o assunto sem pôr os docentes todos "à traulitada" uns aos outros numa luta fraticida.
    Parece-me ser esta a única via para ultrapassar, com justiça, esta embrulhada.

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