quarta-feira, 13 de outubro de 2010

O RESGATE DOS MINEIROS NO CHILE

1. Parece que, contra todas as probabilidades, tudo vai terminar em bem: os mineiros serão retirados com vida após mais de dois meses “enterrados” num pequeno espaço de uma mina. Nunca tal havia sido vivido! Trata-se de uma impressionante vitória da técnica, da energia política, da solidariedade entre os mineiros. E da solidariedade entre diferentes países, com particular realce para o apoio dado pelos técnicos norte-americanos da NASA.

2. Esta operação, corajosa, meticulosamente organizada e executada com notável rigor será também uma vitória da nova América latina – uma América latina democrática, em processo de notável recuperação económica, capaz de feitos tecnologicamente exigentes. E onde o respeito pela vida humana se vai impondo, ultrapassados que foram os nunca esquecidos crimes contra a vida perpetrados pelas inúmeras ditaduras fascistas que, com apoio do imperialismo norte-americano, massacraram durante décadas no século passado os povos latino-americanos.

3. A inebriante alegria deste “renascimento” não deve impedir que se continue a exigir que se melhorem as condições de segurança em que trabalham os mineiros em todo o mundo. Todos sabemos que nem sempre a incúria dos responsáveis pelas minas tem um happy ending como este.

1 comentário:

  1. Todas as moedas têm 2 faces, esta mediatização enorme vai fazer ganhar muito dinheiro e prestígio a quem ajudou, mas o mais importante é que pôs o Mundo inteiro a pensar no mundo do trabalho, nas condições de trabalho e no valor da vida humana, agora e cada vez mais que somos apenas um nº.
    Ainda bem!

    ResponderEliminar