terça-feira, 26 de outubro de 2010

É PRECISO ENTENDER O QUE SE PASSA EM FRANÇA

Em França — e pelos vistos não só em Paris — desencadeou-se um notável movimento de resistência contra a pretensão do governo de aumentar para 62 anos de idade a possibilidade de reforma e para 67 anos a reforma inteira. É certamente motivo que justifica a resistência, mas convenhamos, bem menos gravoso do que o brutal ataque desencadeado pelo governo português — ou pelos bancos que o comandam — contra o povo lusitano.
Há, tanto quanto consigo saber pela notícias divulgadas, aspectos da resistência popular em França que merecem particular atenção: a massiva adesão das refinarias (em regra trabalhadores bem pagos), a eficácia da actuação dos piquetes de greve (hábito que entre nós se perdeu), a coordenação das acções de luta entre diferentes sectores. Mas não deixa de se estranhar que, numa luta que tem por motivo central a idade da reforma, os estudantes liceais (não sei se também os universitários) estejam entre os mais activos.
Confesso que tenho dificuldade em perceber exactamente o que se passa
em França — e se alguém me quiser ajudar a perceber, fico muito grato. Mas tenho a certeza de que, para o bem ou para o mal, nada será igual em França e na Europa depois deste notável processo de luta. Desculpem, mas vem-me à memória o Maio de 68.

1 comentário:

  1. Caro António,

    Lamento, mas venho desiludi-lo. Os franceses ganharam a luta do CPE contra o Villepin (ainda me lembro da cara dele na tv a dizer que recuava) e logo a seguir foram votar no Sarkozy, que faz o Villepin parecer um menino de coro.

    É verdade que os sindicatos estão muito mais organizados e que temos isso a (re)aprender com eles. Têm solidariedade inter-geracional e inter-profissional, mas apenas intra-franceses e intra-classe média.

    Aliás, quando houve a expulsão dos ciganos não se mexeram. Agora tocou-lhes no bolso, respondem porque lhes fica bem, têm que defender a sua imagem e depois passa-lhes. A realidade deles muda tanto quanto a nossa, só que eles abrem o telejornal durante uns dias.

    Já em 2005 se dizia que parecia o Maio de 68 e tudo estava na mesma em 2007. Não mudou rigorosamente nada... ou melhor, mudar até mudou: entretanto houve a eleição do Sarkozy!

    Claro que há muita coisa que acontece por manipulação dos media. Quando foram as manifestações contra o CPE eu estava em PAris e a família dizia-me para eu não sair à rua, que estava tudo em chamas, que era uma guerra civil. De facto, era isso que parecia a quem visse os telejornais. Dava-se um ênfase gigantesco a meia dúzia de protestos que descambavam e com quem os CRS (forças especiais) aproveitavam para fazer o gosto ao dedo em termos de brutalidade desmesurada.

    Mas isso era isolado. O grosso das manifestações, com 1 a 3 milhões de pessoas era absolutamente pacífico, com carrinhos de bebé e crianças por todo o lado. Mas isso quase nunca se viu.


    Ora, a receita é simples: mostra-se uns quantos cocktails molotov, diz-se que a polícia respondeu justificadamente, esconde-se a verdadeira manifestação, mistura-se tudo a abrir o telejornal e pronto. Ficam acordados todos os medos racistas, xenófobos, etc. Esconde-se a perseguição que a polícia faz em todos os bairros sociais, escondem-se as prisões de miúdos a caminho da escola por não levarem o BI; publicita-se muito cada vez que um criminoso apanhado por coincidência também é estrangeiro.
    Os mesmos que protestaram foram depois votar Sarkozy.


    Eu também acho que isto não pode continuar neste caminho em que o mercado e a finança têm o poder absoluto e que, se os ditadores anteriores cairam, estes também hão-de cair. Mas ainda não é desta. É preciso que o grau de desconforto seja mais generalizado, é preciso que a classe média deixe de ter como viver. Neste momento a maior parte das pessoas ainda pode ir simplesmente refastelar-se em casa a ver o Big Brother depois do dia de trabalho. Acho que as pessoas não se revoltam com o óbvio que vêem perfeitamente a chegar, precisam que a miséria lhes toque efectivamente para mudarem a forma de pensar.

    Por isso, as manifestações e as greves são diferentes cá e em França, na organização, na periodicidade e na frequência. Em França há também o ponto positivo de as greves serem em geral bem aceites pela opinião pública. as pessoas dizem que lhes causa muita inconveniência não haver transportes, mas que entendem as razões da greve. Mas tudo isso é mais exterior que interior, não muda a essência da mentalidade da obediência a quem tem o poder, que neste caso não são pessoas, são entidades — a finança e o mercado.

    Para a mudança interior, aquela que derruba regimes, é preciso que o europeu médio, que sai do emprego directamente para o sofá ou o pub não possa mais fazer isso. É preciso que até o sofá e a batata frita de pacote estejam fora do alcançe da maioria.

    ResponderEliminar