quarta-feira, 19 de maio de 2010

CONSTRUIR A ALTERNATIVA

Precisávamos de uma grande causa (ou de um grande sonho) que juntasse numa torrente as forças de quem trabalha e de quem é socialmente empenhado e justo para assim derrotarmos esta máquina aterrorizadora do capitalismo e nomeadamente daqueles que são “a cereja em cima do bolo” — os especuladores financeiros.
A má prática dos partidos do “socialismo real” derrotou-nos a primeira tentativa. Infelizmente o peso, ainda asfixiante, dessa derrota está a dificultar a construção de novas alternativas. Mas o tempo urge!

1 comentário:

  1. Certo dia, numa pequena e distante vila, apareceu um homem a anunciar que compraria burros a 5 euros cada. Como havia muitos burros na região, todos os habitantes da pequena vila começaram a caça ao burro. O homem acabou por comprar centenas e centenas de burros a 5 euros. Quando os habitantes diminuiram o esforço na caça, o homem passou a oferecer 10 euros por cada burro.
    Toda a gente foi novamente à caça, mas os burros começaram a escassear e a caça foi diminuindo. É então que o homem aumenta a oferta para 25 euros por burro, mas a quantidade de burros ficou tão reduzida que já não compensava o esforço de ir à caça. O homem anunciou então que compraria os burros a 50 euros. Mas que teria que se ausentar por uns dias e deixaria o seu assistente responsável pela compra dos burros.
    É então que, na ausência, do homem o assistente faz esta proposta aos habitantes da pequena vila:
    - Sabéis os burros que o meu patrão vos comprou? E se eu vos vendesse esses burros a 35 euros cada? E assim que o meu patrão voltar vós podeis vende-los a ele pelos 50 euros que ele oferece, e ganhais uma pipa de massa!!! Que acham?
    Toda a gente concordou. Reuniram todas as economias e compraram as centenas de burros ao assistente por 35 euros cada um.
    Os dias passaram e eles nunca mais viram o homem nem o seu assistente - somente burros por todo o lado !
    Entenderam agora como funciona o mercado de acções e porque apareceu a crise?

    ResponderEliminar