terça-feira, 6 de abril de 2010

IDEIAS SIMPLES E CLARAS

1. A Escola Pública é melhor do que os colégios privados porque ela reflecte a sociedade tal como ela é – e por isso a formação que daí resulta para os jovens é muito mais ampla,  mais variada e mais rica.

2. Mas a função da escola também é, ou é sobretudo, transmitir, facilitar e organizar aprendizagens e competências. Aqui, a escola pública pode partir numa situação de desvantagem porque enfrenta inúmeros problemas sociais que os colégios “expulsam”. Mas a escola pública tem de ganhar esta batalha.

3. Há problemas de indisciplina mais ou menos generalizada nas escolas públicas? Há. Nas privadas não se sabe… 

4. Há casos de violência nas escolas públicas? Há alguns. Mas a ideia propalada de que as nossas escolas públicas são de forma generalizada palcos de violência é falsa. Em muitas delas, é lá que os alunos se sentem seguros. Do que se passa nos colégios, nada se sabe.

5. Ser de esquerda é exigir que as escolas públicas sejam escolas para todos, sem exclusões sociais. Mas que simultaneamente sejam as melhores em todos os campos. 

6. Cuidado com os cantos de sereia e com as manipulações: um tal GPS anda por aí e o Opus Dei e quejandos não dormem em serviço…

Sem comentários:

Enviar um comentário