quarta-feira, 24 de março de 2010

DE NOVO A AVALIAÇÃO DOS PROFESSORES

Num momento em que se retomam (e talvez acabem) as negociações para um novo processo de avaliação de desempenho dos professores e educadores, vale a pena reafirmar duas ou três coisas muito simples:

1. É falso que caibam a Maria de Lurdes Rodrigues os louros de ter posto de novo em prática a avaliação dos professores. Antes dela, havia (por mais discutível que fosse). No seu ditatorial consulado, não houve; e deixou o terreno de tal forma minado que dificilmente se prevê que venha a haver.

2. Um modelo de ADD para ser aplicável, deve ser simples, claro eficaz e garantir alguma justiça – atributos que a proposta do M.E. não garante.

3. Sejamos claros: o processo de avaliação do desempenho não pode prejudicar o desempenho. Mas não é isso que vai acontecer: as atenções estarão certamente viradas para o processo de ADD.

4. Se assim for, é pena. A escola e os professores precisam e merecem um processo sério de ADD.

2 comentários:

  1. Os professores são avaliados

    Os alunos não.Quem quiser estudar estuda, nem não quer não estudo e passam sempre todos.

    AO QUE ESTA MERDA DE PAIS CHEGOU.

    ResponderEliminar
  2. Nunca vi os professores serem tão enxovalhados.

    Professores são avaliados os alunos não.

    Socrotes a destruir o pais, e a culpa é do POVO, tem falta de educação e sabedoria, é facilmente enrolado.

    A avaliação dos professores devia ser séria e simples, distuinguir os que trabalham dos que não trabalham, apenas eram mal avaliados os que não cumprem o horario, não é assim que se avalia noutros sitios da função publica?

    Mas isto não passa de um estratagema para dar cabo ddo ensino, e o objectivo é novas oportunidade, a escola é um centro de despachar alunos para se receber subsidios.

    ResponderEliminar