terça-feira, 9 de março de 2010

AO QUE MEDINA CARREIRA NÃO RESPONDEU, RESPONDO EU

por João Paulo Videira

Assisti, na noite de quatro de Março, à Grande Entrevista, na RTP1, onde Judite de Sousa questionou o seu convidado do dia, Dr. Medina Carreira, acerca da actual situação financeira e económica do país.
Com a contundência que lhe é conhecida, o Dr. Medina Carreira assumiu o papel de Nostradamus da finança nacional e internacional e informou-nos a todos que íamos morrer pobrezinhos e na miséria e assustou-nos muito com o facto de devermos, todos e cada um, dezoito mil euros a não sei quem. Em meio disto, o Dr. Medina carreira lá foi dizendo que dizia sempre o que lhe apetecia porque era livre pois não devia nada a ninguém, destruiu tudo e todos em Portugal, com particular ênfase para a classe política que responsabilizou pela nossa desgraça, respondeu a todas as perguntas com um discurso pessimista e catastrófico, e, para meu espanto, deixou a senhora jornalista “pendurada” que é como quem diz sem resposta, à mais importante de todas as perguntas que lhe foram feitas naquela meia hora.
Vamos por partes, eu gostava de lembrar o Dr. Medina Carreira que um homem não é livre porque não deve nada a ninguém. O conceito de Liberdade não se pode confundir com não ter dívidas de carácter financeiro. É livre um homem que livremente se expressa e que o faz de forma crítica, com preocupação construtiva e com responsabilidade pelas consequências dos seus actos agidos e dos seus actos ditos. Ora, um homem que, sendo convidado para identificar um problema e para ajudar a solucioná-lo, não tendo capacidade ou vontade de fazer a segunda tarefa, deveria ter a liberdade de recusar o convite endossado.
Depois, houve aquele zurzir na classe política, aquele apelidar de trafulhas tão ao seu gosto, aquele identificar de corrupções diversas, aquele imputar de responsabilidades aos políticos pela falta de capacidade e pela falta de coragem. Ora, eu não podia estar mais de acordo. E concordo com todas as vertentes da crítica. Só invoco aqui o assunto porque o Dr. Medina Carreira distancia-se muito daquilo a que chama “essa gente” como se dela não fizesse ou tivesse feito parte. Como se não fosse um dos responsáveis pela calamitosa, no seu dizer, situação política e financeira a que chegámos. Numa breve investigação, apurei, em local público, que o Dr. Medina Carreira desempenhou já as seguintes funções:

* Membro do Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais. 
* Membro do Conselho Fiscal da Fundação Oriente.
* Vice-presidente do Conselho Nacional do Plano. 
* Vogal do Conselho de Administração da Expo'98. 
* Presidente da Comissão de Reforma de Tributação do Património.
*Presidente da Direcção da Caixa de Previdência dos Advogados e Solicitadores.
*Subsecretário de Estado do Orçamento durante o VI Governo Provisório 
*Ministro das Finanças do I Governo Constitucional. Foi nessa condição que negociou com o FMI um empréstimo no valor de 750 milhões de dólares.

E fica-me uma questão. Não é o Dr. Medina Carreira um dos políticos responsáveis pelo estado a que chegámos e tanto crítica? Não tem ou teve responsabilidades governativas? E, se assim for, donde lhe vem a autoridade moral e política para tanto zurzir? Sendo certo, para mim, que zurzir é sempre bom desde que haja a responsabilidade de construir e propor. E foi precisamente isso que o Dr. se escusou a fazer como veremos.
Vamos, então, à pergunta feita, não respondida. Judite de Sousa, de forma inteligente, insistiu com o entrevistado para que lhe dissesse, a ela e ao país, como é que nós TODOS poderíamos contribuir para resolver o problema financeiro que ele enunciara. Ora, o Dr. que havia sido tão hábil a identificar o mal, desviou-se da pergunta, chutou para canto, e, efectivamente não respondeu. Sempre aproveitou, noutras alturas da entrevista, para dizer que era inútil fazer greves e que tinha de haver cortes nos salários. Ou seja, para além de retirar poder de compra e subsistência a quem trabalha e de declarar a inutilidade da liberdade de lutar, o senhor, que se considera um homem livre, não obstante ser um iluminado que diz o que lhe apetece, pode dizer o que lhe apetece mas não consegue dizer nada que nos ajude. Fiquei triste porque aquela pergunta foi muito bem colocada e continha em si a formulação mais importante para quem quer resolver este problema: como é que TODOS os portugueses podem contribuir. E o Dr., a isso, não soube dar resposta. Ora, a mim, a resposta que ele conhece não me interessa: responsabilizar sempre os mesmos e onerar sempre os mesmos, sacrificar sempre e mais as pessoas que trabalham, descontam, pagam, sustentam e se sacrificam pelo país.
A coberto da sua contundência e de um discurso bem estruturado, pode, o Dr. Medina Carreira, iludir a população em geral e deixar os portugueses inibidos de lutarem pelos seus direitos e de lutarem por uma vida melhor. Mas é importante que o Dr. saiba que ainda há muitos de nós que pensam e são capazes de um raciocínio efectivamente crítico e esses sabem que sacrificar sempre os mesmos por um problema criado por outros, também os mesmos, os mesmos de que o Dr. faz parte, não é a solução para os nossos problemas nem constitui resposta para a pergunta a que, infelizmente, não respondeu.

14 comentários:

  1. Excelente!
    Também estou de acordo com muitas das opiniões do Dr. Medina Carreira, que considero muito válidas, mas a resposta a essa pergunta era fundamental. Assim, limitou-se a culpar os suspeitos do costume, entre os quais os trabalhadores, que são dos menos culpados dos males de que Portugal padece.

    ResponderEliminar
  2. Como é que não me fui lembrar disso. Era e sou um grade admirador Do Dr Medina Carreira, mas os males por ele detectados, já eu também os apontava. A nossa classe "Politica", só lá está para se orientar, quanto à solução para a crise, nesta altura do campeonato, só um iluminado e esse ainda não apareceu.

    ResponderEliminar
  3. Não entendo por vezes estes comentarios e estes posts... Sei que a verdade custa a ouvir e o Dr. Medina Carreira diz a verdade, e não é o unico a faze-lo, é apenas o mais mediatico, muitos outros reputados economistas dizem exactamente o mesmo. Tal como todos sabemos os nossos males, tambem todos sabemos a nossa cura, é algo que se repete vezes sem conta o que o país tem de fazer para sair da crise, e ao contrario do que foi dito no post, o proprio Medina Carreira também apresenta as soluções, basta estar atento ao que ele diz em varios programas e entrevistas. Mas parece que todos teimam em adiar essas soluções. Esse sim é o verdadeiro problema.

    ResponderEliminar
  4. é certo que o dr medina carreira exagera sempre, mas hoje existem muitos milhares de portugueses que têm conhecimento da situação do País porque existe o dr medina carreira e dizer que todos são culpados tambem não pega, há sempre os que são mais culpados.De janeiro a maio de 2010 o Governo aumentou a despesa com f.publicos como? os que se apoesentaram ganham menos, os salários foram congelados ou não foram??? nada disto merece credito

    ResponderEliminar
  5. "De janeiro a maio de 2010 o Governo aumentou a despesa com f.publicos como? os que se apoesentaram ganham menos, os salários foram congelados ou não foram???"

    Houve aumentos nos salários dos professores, por causa das avaliações positivas que os fizeram subir de escalão. Mesmo que haja outras razões, a verdade é que a despesa está lá, se não sabemos de onde vem é outra questão.

    ResponderEliminar
  6. Medina foi ministro das finanças entre 76 e 78 e saíu por discordar do rumo que estávamos a tomar, acham que por isso ele tem responsabilidades pelo estado da economia a que chegámos?
    Vejam os videos do plano inclinado, estão lá as soluções que ele aponta para que o país se possa tornar competitivo pois só então o emprego pode reaparecer, só que por esse caminho ninguém quer ir, e por isso achamos que ele não aponta saídas.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  7. O Dr. Medina carreira não aponta saídas nenhumas para a crise, a não ser exigir a redução de ordenados aqueles que trabalham, sem dizer os que devem ser excluidos desta redução. Por exemplo. quantas reformas ele tem? Pode prescindir de algumas para formar um fundo para a criação de empregos Sociais, como eu já sugeri ao próprio Presidente da Republica que recebe uma reforma por ter estado 5 anos no Banco de Portugal. Mas ele não é o unico. Desde Octávio Teixeira do PCP passando por Ferreira Leite, Rui Vilar da Gulbenkian, muitos outros, como Ernani Lopes o Salvador da Pátria e substituto do Medina quando este deixou o Ministério em pantanas e pasme-se o Campos e Cunha um dos mentores da maioria absoluta do Socrates, quando chegou ao Governo como Ministro das Finanças, deparou-se com uma lei que o impedia de receber a reforma do Banco de Portugal, onde esteve 5 anos a saiu aos 47 com uma reforma de 8.000 Euros. Deu-se como muito fatigado pois não aguentava as peixeiradas do Parlamento, fingiu que não concordava com o TGV, ainda deu muitos elogios ao Sócrates mas depois virou o bico ao prego. São estes que no activo não prescindem de receber as reformas imorais do Banco de Portugal e pedem para reduzir indiscreminadamente o salário dos outros. Escrevi um mail ao Presidente do CES, enviado-lhe todos os mails que enviei a alguns destes beneficiados. pois pareceu-me ser pessoa séria capaz de convencer algum a prescindir da reforma imoral por 3 anos mas obviamente não me respondeu- Dentro de dias o Ernani Lopes dono de uma Empresa de pareceres, muito aborrecido por não fazer pareceres para o Governo vai dar uma conferencia sobre a sua Empresa SAER. a MAIOR PARTE DOS INTERVENIENTES NO TAL PROGRAMA DO CRESPO QUE EU BAPTIZEI DE ESCORREGA,SÃO HIPOCRITAS mas ás vezes escorregam e entram em discussão estragando os planos do Crespo/Medina, que devem passar as noites a fazer contas de cabeça pois o Medina nem sequer sabe o que é um quadro tactil e acha que as crianças deviam usar um quadro de lousa e giz, que já está cientificamente provado ser mau para a saude. Obrigada se publicarem o meu comentário e me ajudarem na criação do fundo, bastando apenas que um deles e são dezenas de milhares, oferece-se a sua reforma pelo prazo de 3 anos e depois se a situação melhorar, voltavam a recebe-la. SOS

    ResponderEliminar
  8. É curioso, conseguimos enumerar e identificar as reformas que a maior parte dos protagonistas da politica têm, mas não conseguimos enumerar as do Medina carreira, porque será? Será que tem tantas? Quais afinal? Ou será que falamos por falar?

    ResponderEliminar
  9. Rui Correia Goncalves30 de outubro de 2010 às 05:22

    É pena que quem tenha escrito isto não saiba muito bem do que está a falar. Como é do conhecimento público, o Dr. Henrique Medina Carreira exerceu o cargo de Sub-secretário de Estado do Orçamento durante o VI Governo Provisório (1975-1976).... Deixou de exercer essas funções para assumir as funções de Ministro das Finanças do I Governo Constitucional (1976-1978), liderado por Mário Soares. Contudo, e isto é que é importante sublinhar, em 1978 o Dr. Henrique Medina abandonou o cargo que exercia e o próprio PS, por ter-se oposto à política económica adoptada pelo partido e por Mário Soares.

    Tendo exercido as funções de Ministro das Finanças por apenas 2 anos e tendo adandonado o Governo e o próprio partido por discordar do rumo que este estava a tomar, alguém minimamente lúcido poderá afirmar que Medina Carreira tem responsabilidades pelo estado da economia a que chegámos??? A isso chama-se pura DEMAGOGIA...

    ResponderEliminar
  10. O Sr. Joao Paulo Videira diga-me que partido lhe dá o tacho? O Sr. também já colou mts cartazes para o seu partido? Está a chegar a hora de governar a sua vida? Eu penso que o sr. é daqueles que vai ficar com medo da lei do enriquecimento ilícito? Estarei enganado?
    O Professor é que é o culpado? Então o Homem vai-se embora dum governo nos anos que Portugal mais crescia e agora é o culpado? Por haver gente ignorante que não sabe quem é que lhe fala verdade é que País está assim...Ou então são uns boys do Ps sempre a espera dos orçamentos do estado. Um dia isso vai acabar, o Povo um dia ainda vai por cobro a esta bandalheira politica. Alem disso o Professor Medina Carreira já apontou muitas soluções o Sr. é que não as viu. Tome mais atenção a quem sabe da vida e não enriqueceu espontaneamente. O seu depoimento é simplesmente uma mão cheia de nada.

    ResponderEliminar
  11. Quantas reformas tem Medina Carreira? Quanto recebe da SIC por estar a servir de muleta ao Crespo que estava "morto" antes de arranjar o Grunho? Quanto recebe Medina Carreira por ser vogal do Fundação Oriente? Porque se desfez de todos os bens pondo-os em nome da filha, para quando morrer ela não pagar direitos de sucessão e alem disso o IRS dele e beneficiado assim como outros impostos. ESTE GRUNHO. DEVERIA ESTAR NUMA GRUTA A ESTUDAR TODA A NOITE COM o CRESPO AS BACORADAS DO plano inclinado. SÓ DIZ oH CRESPO NÃO FOI ISSO QUE ESTIVEMOS TODA A NOITE A COMBINAR. De vez Em quando vão lá uns desalinhados como foi o caso do Vicente Jorge Silva, que foi um verdadeiro stand up commedy.Quem quiser, pode ver PLANO INCLINADO COM VICENTE JORGE SILVA E PASSSA UM BOM BOCADO. PODEM MOSTRAR SE FAZ FAVOR A MINHA MENSAGEM AO MEDINA que foi Ministro das Finanças eM 1976/78, pôs o Ministério num caos e foi preciso vir o ERNANI LOPES ENDIREITAR TUDO PARA CHAMAR O FMI.ingedlic

    ResponderEliminar
  12. Bem, em 1 lugar, e respondendo aqui ao termo usado "esta gente", não creio que o Dr Medina se esava a referir á Classe Politica em geral, mas sim aos, passo a expressão, responsáveis pela desgraça em que vivemos. E estão ai, á vista desarmada. Em todo o lado ate nas coisas mais pequenas, vemos falta de coerência num sistema que supostamente é suportado por uma constituição muito humana (eu pessoalmente já li alguns artigos).A realidade, porém, é quase o invés - desigualdades sociais extremamente profundas e vinculadas, manipulação do sistema Democrático para proveito próprio...enfim. Isto pode ser um mero argumento infudamentado no que respeita a cados específicos. Sem necessidade de fundamento, no entanto, é esta realidade que a cada dia ceifa o futuro ás pessoas...que são milhares. Alguem causou isto. Ou alguéns. Onde estão? A credibilidade na Democracia logicamente que tem que passar pela forma como que opera - como foi designada - com equidade de direitos e deveres - não se vislumbra nada disso. Se ouve irresponsabilidade governativa (pois com certeza que sim, e muita mesmo!)As pessoas que conduziram a isso tem de ser julgadas e punidas de acordo com a Lei, para que nós, Povo Portugues, possamos ter a confiança necessária para seguir em frente. Se alguem lhe tirasse dinheiro da sua conta, não lhe desse explicaçoes, fizesse o que lhe apetecesse (como já aconteceu)e ainda lhe exigisse que cobrisse as despesas relativas aos erros que cometeu, você o que faria? Continuaria a dar a mesma confiança? Acha que sim? Os sacrificios são, acima de tudo, o resultado de uma tremenda e inconsequente irresponsabilidade e que tem que ser superada com muito sacrificio durante um percurso de decadas...e pelas pessoas menos culpadas. Isto é desumano! Como pode ser constitucionalmente correto?

    ResponderEliminar
  13. Li parte dos comentários sobre Medina, assim como os seus livros, já publicados há anos, prevendo que as coisas iam piorar. Lembra-me que, a quem dele falava logo vinhamo depreciações prosaicas de quem anda neste País, distraído. E não foi preciso ler e ouvir Medina para me aperceber deste caos (também europeu).
    Do que agora li, se calhar nunca trabalharam desde os 14 anos no duro...até aos 70 anos...
    Quem não trabalhou alguns anos em Moçambique e em Angola(independente) não se apercebe que aqui só se fala...e há uma quantidade de "sábios" que não têm a coragem de dizer com realidade o que está mal...torneiam com retórica ... mas se calhar nunca criaram um posto de trabalho ou fizeram inovação....é tudo filosofia que o Povo não entende! - Pelo menos Medina pões a claro e duma maneira simples o que se devia fazer...mesmo que tenha sido ou não responsável ...porque os há e ocupam cargos de destaque...e são como o sapo ....quant... e sempre com um ar patriótico que cá o Povo só os aceita...porque não pode fazer mais nada .. ou não sabe. Quanto ao mais eu só vejo Mercdes, BMW's ...e um forrobodó que não sei de onde vem o dinheiro...exceto os mais velhos com reformas miseráveis e desempregados impossibilitados de arregaçar as mangas... Grande País este ...e criticam Medina...
    Esperem pela volta...e por aqueles do quanto pior melhor... Não se trate do País como deve ser ... Imaginem que trocávamos o País com os israelitas... - será preciso dizer mais alguma coisas?

    ResponderEliminar
  14. Vai como anónimo apenas porque não estou adestrado nestes comentários...e nem tal havia de escrever porque estou saturado de tretas...e lá por África ...não se falava trabalhava-se lado a lado com aqueles povos, com o suor a escorrer...enquanto aqui já há mais comentadores do que políticos...e ainda por cima sabem tudo...já não falando nos sindicalistas ... que esses é que sabem tudo...mas não criam uma empresa ou uma cooperativa...para exemplo....dá muito trabalho: estudar o produto, criar mercados, planear a fábrica, criar a força de trabalho , ser competitivos, apoio pós venda...uma maçada!

    ResponderEliminar