domingo, 26 de setembro de 2010

BRASIL: O COMBATE À POBREZA E A INFELICIDADE DE UM TÍTULO DO PÚBLICO

Um jornalista sabe melhor que ninguém que um título é a parte mais importante do que se escreve num jornal – é o que se lê logo, deixando para mais tarde ou para nunca o corpo do texto. Não creio pois que seja por mera “distracção” que o Editorial do Público de domingo, 26 de Setembro, tenha como um dos títulos ”A persistência da pobreza no Brasil”. É que, como resulta da leitura do “corpo do texto” o título poderia também ser “A redução da pobreza no Brasil”. Este segundo título daria de imediato uma visão positiva do trabalho de Lula – reconhecendo-se contudo que a pobreza ainda persiste. O título escolhido tende a desvalorizar Lula – afinal a pobreza persiste. Como quem insinua que Lula não valeu a pena.
Claro: tenho de admitir que o autor do texto não goste de Lula – está no seu direito… O texto, de resto, retoma uma das críticas mais frequentes feitas pelo jornalismo aos governos que nos últimos anos estão a tentar inverter “as coisas” na América Latina. Sobre Chavez, sobre Lula, sobre o presidente da Bolívia: estão a usar o dinheiro das suas riquezas naturais para subsidiarem o povo, isto é, para subsidiarem quem vive na maior das pobrezas. Os dinheiros do Estado podem servir para subsidiar bancos e banqueiros, “coronéis” e empresários, generais e políticos corruptos – são “investimento na economia produtiva”, dizem. Para tirar o povo da miséria, é dinheiro desperdiçado – alegam que cria “milhões de pessoas dependentes da ajuda pública”.
Claro que o desenvolvimento económico de um país não pode basear-se na política do subsídio social; mas é missão de um Estado com preocupações democráticas encontrar apoios e subsídios para os milhões que, na América Latina, foram condenados – pelos anteriores governos ultra-liberais e não raro de cariz ditatorial e fascista – à mais degradante pobreza.
É por isso que espero que Dilma ganhe e aprofunde o rumo traçado por Lula.
Nota: A pobreza persiste no Brasil. E em Portugal não estará mesmo a aumentar?

1 comentário:

  1. Olá... sou brasileira porém vivo em Portugal há 11 anos... quanto a pobreza no Brasil tenho a dizer que estive lá há uma semana atrás... a pobreza no Brasil persiste e nunca vai acabar. Um país com quase 200 milhões de habitantes tende sempre a ter problemas sociais... Contudo o que chama atenção no Brasil neste momente é o oposto da pobreza, familias com mais poder economico, trabalho, ordem e progresso (como está escrito na nossa bandeira) nunca tive tanto orgulho em ser brasileira. Nestes 11 anos em Portugal vi o declicio da economia, da moral, do trabalho. Portugal está falido e na fase da negação. Acordem enquanto há tempo e não "vamos" responsabilizar os politicos pois a responsabilidade é de todos. Pela primeira vez em 11 anos penso que talvez seja melhor voltar... mas não volto sem dar lutar amo Portugal e este povo que tanto me deu, se voces não lutam lutamos nós(estrangeiros) que por vezes parece que amamos mais Portugal que os Portugues, como diz o ditado "só sabemos dar o devido valor depois de perder". António, estou contigo e não abro amigo. Adorei o teu blog parabéns.

    ResponderEliminar