quarta-feira, 15 de setembro de 2010

A BIGBROTHERIZAÇÃO DO NASCIMENTO

Na segunda-feira a SIC estreou um novo programa da tarde, chamado "Boa Tarde". Sabendo nós de antemão que este não é horário para programas ilustres, não deixa de ser significativo que a apresentadora, Conceição Lino, se tenha dado ao trabalho de entregar a carteira profissional antes da estreia.
E, de facto, o primeiro programa (disponível aqui e aqui) conseguiu não só ser um expoente de mau gosto, como ainda da violação dos princípios deontológicos do jornalismo. Transmitir um parto e uma cesariana em directo é por si só de um voyerismo que diz muito do respeito que a estação tem pelos espectadores e pelos mais directamente envolvidos; mais grave ainda é que tudo isto se tenha passado em hospitais públicos (Santa Maria e Hospital de Beja), com a anuência das administrações e dos profissionais de saúde.
A ideia de que um parto, ao qual só pode assistir por lei um acompanhante (impedindo-se, por exemplo, a assistência em simultâneo do pai e de uma doula, profissional especializada no apoio às mães), possa ser realizado com uma equipa de televisão na sala, com uma repórter imbecil a falar constantemente e a médica em amena cavaqueira com o mundo exterior é ainda mais assustadora se tivermos em conta que um dos nascimentos aconteceu por cesariana. Cada um tem direito a expor-se como quer (embora seja um requinte de malvadez abordar uma mulher em trabalho de parto com uma proposta deste calibre), mas é ou não obrigação de qualquer serviço de saúde garantir as condições ideais a todos os actos que nele se praticam?
A Humpar já reagiu, com um comunicado que diz praticamente tudo - só não refere o triste espectáculo que é assistir em directo a tamanho manancial de más práticas no que ao nascimento diz respeito, mas isso é outra conversa (bem mais útil e necessária, note-se).
Quando a realidade insiste em imitar a comédia o resultado é sempre grotesco.


2 comentários:

  1. Obrigada Mariana, segui um link no facebook para aqui chegar e já partilhei. Bom ficar a conhecer o teu blog.

    ResponderEliminar
  2. Precisamente a minha reflexão. Só me vinha à cabeça este famoso sketch dos Monty Python... Custa a crer que foi real. Com cenas destas... a que distância colossal se consegue estar do verdadeiro significado da humanização do parto!

    ResponderEliminar