quinta-feira, 22 de julho de 2010

FALAR CLARO

A proposta de revisão da Constituição apresentada pelo PSD tem uma grande virtude: torna claro o que se pretende – o fim da escola pública obrigatória, o fim do serviço nacional de saúde e uma ainda maior liberalização dos despedimentos. Além de uma profunda alteração do quadro estrutural da nossa organização política. Claro que estas intenções são apresentadas com um vocabulário e uma argumentação adocicados.
Em relação à liberalização dos despedimentos argumenta-se com a necessidade de aumentar a produtividade e diminuir os custos do trabalho. Como se a falta de produtividade das empresas fosse da responsabilidade dos trabalhadores e a competitividade empresarial assentasse em salários baixos ou mesmo “de miséria”. No que respeita ao ataque ao serviço nacional de saúde, acena-se demagogicamente com a ideia de que justiça é que quem tiver meios para isso deverá pagar a saúde. Como se não soubéssemos o que aconteceria: a norma seria pagarmos todos e só em casos de extrema pobreza se admitiria que não se pagasse – e portanto a esses seria servido uma saúde de segunda…

No campo da educação, a integração das escolas privadas na “rede nacional” mas não seria que um pretexto para por todos os contribuintes a pagar as mordomias dos frequentadores de colégios que não deixariam de ser privados – isto é, selectivos e discriminadores, afundando definitivamente o ensino para a maioria.

Mas obriga-nos também a alguma reflexão:
- Caem por terra as teses do PCP de que PS e PSD são iguais porque são ambos defensores do neoliberalismo.
- Percebe-se agora melhor que as teses dos “movimentos” para quem era indiferente o partido em que se votasse desde que não fosse o PS mais não pretendiam que abrir alas a este PSD.
- Torna-se claro que é preciso cerrar fileiras com todos os que defendem a escola pública, independentemente dos partidos em que estejam e para lá das divergências que entre nós haja.

A defesa dos serviços públicos perante o ataque da direcção do PSD exige o fim dos sectarismos.

Sem comentários:

Enviar um comentário