sexta-feira, 16 de julho de 2010

A DEMISSÃO DO PROFESSOR PAULO TRIGO PEREIRA

O nome dirá pouco a maioria de nós. Como não será entre nós muito conhecido o lugar de onde ele se demitiu: o Observatório das Políticas Locais de Educação. Mas do texto que publicou (Público de 16 de Julho) expondo os motivos da sua decisão seleccionei o seguinte parágrafo:

“Discute-se hoje o reordenamento da rede escolar e o fecho de escolas pequenas que obviamente tem um efeito negativo na vida das aldeias e vilas, mas terá um efeito mais positivo, espera-se, no aproveitamento escolar dessas crianças. Mas o que seria útil era dispor de estudos portugueses, de preferência de instituições independentes do ministério, que demonstrassem que as taxas de insucesso são de facto mais elevadas nessas escolas pequenas. Assim se contrariaria o argumento de que por detrás desta medida estão apenas razões financeiras.”

Devo dizer que idêntico pedido foi apresentado pela FENPROF em reunião com o secretário de Estado da Educação. Queríamos ver os números em que se sustentava a afirmação do Ministério de que as escolas pequenas fomentavam o insucesso. Com o mesmo resultado: silêncio total. O mesmo silêncio de que se queixa o professor demissionário: “Após algumas diligências e contactos, a atitude da actual equipa governativa tem sido pautada pelo silêncio.”

Sem comentários:

Enviar um comentário