quinta-feira, 26 de agosto de 2010

A EXPULSÃO DOS CIGANOS

O que leio – e essa é a minha única fonte de informação – deixa-me preocupado. É certo que sempre houve manifestações de racismo, particularmente em relação aos ciganos. Mas nos últimos tempos os governos eram (mais ou menos) claros na condenação dessas atitudes. Agora o racismo parece voltar a “instalar-se” oficialmente: expulsa-se não quem cometeu crimes que tal justifiquem, mas sim uma comunidade por ser essa comunidade. Para já os ciganos. Em países da “Europa civilizada”. Lembro-me de ter lido há dias que numa cidade alentejana (salvo erro, Beja) os ciganos tinham sido isolados mediante a criação de muros envolventes.
Espero que Portugal não alinhe neste retrocesso civilizacional. Ninguém pode ser “expulso” por pertencer a uma comunidade, etnia ou nacionalidade. Admitindo que a expulsão do país possa ser uma medida punitiva para alguns tipos de crimes (e não tenho a certeza da justeza desta medida) será sempre um indivíduo a ser expulso, independente de ser ou não cigano. Repito, um indivíduo, não uma comunidade.
Infelizmente, vamos ter de estar alerta, pois entre nós a xenofobia popular em relação aos ciganos é uma triste realidade.

P.S. Os ciganos portugueses (ou que vivem em Portugal) estarão entre os mais penalizados pela anunciada extinção da Escola Móvel.

Sem comentários:

Enviar um comentário