terça-feira, 1 de março de 2011

ESTRANHO PAIS ESTE: AUMENTA O NÚMERO DE DESEMPREGADOS, DIMINUI O NÚMERO DOS QUE RECEBEM SUBSÍDIO DE DESEMPREGO

Pode ser mais uma originalidade de Portugal: cresce – mesmo oficialmente – o número de desempregados (11,2% segundo o INE, 13,5% segundo a CGTP), mas decresce o número dos que oficialmente estão desempregados, isto é, os que oficialmente estão inscritos no IEFP. Claro: os que sempre foram contra qualquer protecção social, alegarão que isto significa que havia muita gente a receber subsídios de forma fraudulenta ou que só está desempregado quem não quer trabalhar. A realidade, porém, é bem outra: há muitos desempregados que já desistiram de procurar emprego, já perderam a esperança. O desemprego de longa duração – cada vez mais presente – destrói a esperança, e, quantas vezes, a própria auto-estima.
Que o equilíbrio do orçamento recorra à diminuição do apoio aos desempregados, reduzindo ou anulando subsídios de sobrevivência – excluindo eventuais casos de fraude – é uma exasperante vergonha.
O capitalismo está cada vez mais absurdo. O que, porém, não o torna mais fraco. Falta-nos um projecto político – social credível e viável. Que seja uma verdadeira alternativa. Infelizmente, os erros e os crimes do “socialismo real” tornaram-se as mais eficazes armas do capitalismo que temos.

Sem comentários:

Enviar um comentário