sexta-feira, 11 de junho de 2010

PORTUGAL OU UNIÃO EUROPEIA?

Ontem, 10 de Junho, foi Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades. Já teve nomes mais "esquisitos": o dia da Raça (!).
Será certamente de Camões para quem leu — e tenha gostado — de Os Lusíadas. Das comunidades? Quais — as comunidades portuguesas que tentam na estranja o que cá não conseguiram — uma vida em condições — ou as que, vindas de várias paragens, contribuem para a nossa sobrevivência (nossa e deles, está claro)? É certo que temos uma cultura a preservar, que temos uma história própria, que temos gente que se distinguiu. Mas que sentido fará nos tempos actuais comemorar o dia de um país (seja ele qual for) se tudo indica que a "solução" (se é que a há) para a crise económica e social global parece assentar na dissolução da soberania de cada país numa união política e económica
da Europa, união em que uns (que não Portugal) mandam e outros… fingem que tem opinião?
Dir-me-ão que podem conciliar-se estas duas posições: uma união europeia mantendo o espírito nacional. Parece-me que manter esta ambiguidade, em que se finge que há países soberanos ao mesmo tempo que se finge que há uma união europeia, é o pior dos caminhos. É o caminho da paralisia que leva ao abismo. Um abismo em que uns poucos enriquecem escandalosamente cada vez mais à culpa da maioria, que faz "das tripas coração" para sobreviver. Talvez a estes seja possível impingir o conforto do patriotismo...do Dia da Nação.

Sem comentários:

Enviar um comentário