domingo, 6 de junho de 2010

PEQUENAS NOTAS

Sobre o encerramento de escolas com menos de 20 alunos
O que deveria funcionar como critério era encontrar as formas de superar os casos em que realmente haja elevadas taxas de insucesso. Não é  verdade que todas as escolas com menos de 20 alunos tenham menor sucesso que outras com número mais elevado de alunos. Não é líquido que a  passagem dos alunos para outra escola só porque esta é maior melhore as  aprendizagens.
Haveria que analisar cada uma das situações e não impor uma medida  única, absoluta e meramente administrativa: tem menos de 20, então fecha! 

Hipermegaagrupamentos?
Que um agrupamento possa ter 3000 alunos revela apenas total desprezo  pela qualidade da escola. Se o agrupamento tiver uma secundária com 1000 alunos e uma EB2,3 com outros 1000 (em qualquer dos casos já escolas enormes) terá mais 1000 divididos por não sei quantas escolas do 1.º ciclo e jardins de infância. Daqui resultarão departamentos, grupos  disciplinares e conselhos de docentes com um elevadíssimo número de membros, o que os tornará inoperacionais. Haja limites para a poupança a 
todo o custo!

O bloqueio a Gaza
O bloqueio a Gaza é um crime contra milhões de palestinianos. Que são  pessoas com os mesmos direitos de qualquer outras. A tolerância internacional contra este crime é ela própria um crime. E  uma vergonha. Será que Obama não quer entender?

Sem comentários:

Enviar um comentário