quarta-feira, 23 de junho de 2010

DAR 48 HORAS A DUAS ESCOLAS PARA SE CONSTITUÍREM NUM NOVO AGRUPAMENTO E INDICAREM UM NOVO DIRECTOR SÓ PODE SER LOUCURA (OU COISA PIOR)

No dia 22 do corrente mês, a DRELVT chamou à sua presença os directores das escolas secundárias do Lumiar e de Lindley Cintra, que por sua vez agrega um conjunto de escolas do 1º CEB e jardins-de-infância. Porque no “ambiente” se respirava a construção de “mega-agrupamentos “ o tema da “conversa” era mais que óbvio, nem estes dois professores esperavam outra coisa. Até se pode justificar este agrupamento: as escolas são vizinhas e nenhuma delas tem demasiados alunos. O que ninguém com um mínimo de bom senso poderia esperar é que a DRELVT lhes desse 48 horas para indicarem um novo director para o novo agrupamento – cujo mandato será de apenas 1 ano – sob a ameaça de que se o não fizessem, a DRELVT o faria.
Estiveram estas escolas há um ano a eleger o seu director. Numa delas houve que “refazer” a escola escanqueirada por um presidente, nomeado pela DRELVT, cuja incompetência ficou célebre. Planificaram o seu trabalho, num contexto que o deixará de o ser em… 48 horas. A opinião da escola e das comunidades educativas não interessa, nada se discute, nada se pode questionar: são 48 horas e pronto!
Se não é loucura, será certamente uma coisa bem pior que atravessa a DRELVT: uma enorme falta de respeito para com as escolas e as pessoas. Fica contudo claro o que são os directores na perspectiva da DRELVT: “paus mandados” para fazer cumprir as ordens. Mesmo as mais absurdas como estas. Felizmente, muitos directores recusam esta concepção. É o caso destes dois que vão consultar as suas comunidades educativas.
Se a intenção é fazer os mega-agrupamentos com estes métodos, isto vai dar brado!

Sem comentários:

Enviar um comentário