sexta-feira, 26 de agosto de 2011

NOTÍCIAS QUE ENTRISTECEM

Custa-nos sempre constatar que nem sempre os nossos sonhos concordam com a dura realidade. Recordo os tempos em que, no PCP, celebrávamos comícios de apoio ao MPLA, que considerávamos comungar do nosso ideal de socialismo e de fidelidades marxistas. Receber agora informação de que o Presidente da República Popular de Angola, governada pelo MPLA pretende comprar para si próprio uma casa de não sei quantos milhões em Portugal, que há contas bancárias de dinheiros provenientes do petróleo que só o presidente pode movimentar, que os seus familiares se tornaram nos mais importantes capitalistas da República Popular, ainda me deixa perturbado… Sobretudo porque a população angolana continua, na sua esmagadora maioria, em situação de grave penúria. Presumo que o MPLA continuará a estar presente na Festa do Avante e a sua delegação será certamente recebida com os tradicionais aplausos no comício…
Como se a situação de Angola não fosse já por si mais do que inquietante, confesso que fiquei chocado com o que a televisão mostrou sobre o luxo infame em que vivem (viviam?) Khadafi e seus filhos. É que também a Líbia se reclamava do socialismo… (Nota: não me regozijo pela queda de Khadafi nas condições em que ele se deu).
Bem sei que estas análises são epidérmicas, que há contextos a ter em conta, que há lógicas políticas e culturais e muitas coisas mais. Mas lá que entristece, entristece mesmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário