domingo, 10 de julho de 2011

TELECTU

Morreu o Jorge Lima Barreto. Em cada Festa do Avante – e fui praticamente a todas – uma das minhas primeiras preocupações era saber quando actuavam os Telectu. Onde, era sabido: seria no Pavilhão 1.º de Maio.
Não sendo eu perito em música, e muito menos capaz de uma crítica musical com pés e cabeça, tenho imensa dificuldade em explicar esta minha “adoração” pelo Telectu. Mas sentia-me sempre “realizado” com a sábia extravagância das suas sonoridades, com o inesperado dos seus convidados e das suas “performances”. Não sendo eu nada sensível a gongorices baratas nem a espalhafatos artísticos, só posso concluir que o que me entusiasma (entusiasmava?) nos Telectu era o equilibrado e exigente rigor no que parecia puro improviso espectacular. Mesmo que na próxima festa ainda haja Telectu, não será o mesmo sem o Jorge Lima Barreto.

Sem comentários:

Enviar um comentário