quinta-feira, 28 de outubro de 2010

COM PROFESSORES COMO UM TAL TRIGO PEREIRA A UNIVERSIDADE VAI AO CHARCO!

Acabei de assistir a uma entrevista dirigida por Judite Sousa na RTP1 na qual participou o professor do ISEG Trigo Pereira. Este senhor disse, como outros antes dele,que entre as causas da derrapagem orçamental em 2010 está o acordo que terminou com a divisão da carreira entre professores e titulares. Esse senhor deveria saber — mas pelos vistos não sabe — que o decreto-lei que consubstancia o acordo (Decreto-lei 75/2010) foi publicado apenas em 23 de Julho e que os docentes que estavam no topo da carreira de professor em Julho (índice 218) só poderiam progredir (uma vez que já não há a "divisão") quando fossem estabelecidas as quotas para a progressão ao índice 235, isto é, no final de 2011! Deveria esse senhor saber que a aplicação em 2010 do "acordo" foi residual — a maioria dos professores só beneficiaria desse acordo em 2011. Parece que os professores provocaram derrapagem orçamental em 2010 mesmo sem terem aumentado de salário. Com professores universitários que não cuidam de se informar com rigor sobre o que vão dizer, a universidade não irá muito longe.
Talvez não fosse má ideia avaliar esse sr. professor…

1 comentário:

  1. Porque será que um Professor, só porque é Universitário, acha que é mais sabedor que os docentes dos graus de ensino que o precedem?
    No País dos Doutores, com 0,5 Advogados per capita, Inginheiros de Fax e que qualquer lagarto olha de esguelha para a osga, porque todos têm que meter "a foice em seara alheia" não admira que estes ridículos "abusos de sabedoria" aconteçam logo no Pré-Escolar.

    ResponderEliminar